O Centro Marista de Inclusão Digital((CMID localizado na Nova Santa Marta, em Santa Maria/RS, compõe a Rede Marista de Educação e Solidariedade, agrega hoje várias iniciativas que promovem a inclusão digital, entre elas citamos o Recondicionamento de computadores, Metareciclagem, Robótica Livre e Telecentro.
O CMID integra também um convênio firmado entre Centro Social Marista (CESMAR) de Porto Alegre/RS e o Ministério do Planejamento, Gestão e Orçamento.
Recondicionamento de Computadores
O Recondicionamento de Computadores é feito através de doações realizadas por empresas e pessoas fisicas do município de Santa Maria/RS e região, os quais são utilizados na montagem de telecentros em comunidades onde o acesso a internet e as tecnologias ainda não são uma realidade.
Robótica Livre
Na Robótica Livre, são utilizados peças e componentes de computadores que não podem ser mais utilizados e são descartadas no Recondicionamento de Computadores. São trabalhados conceitos de eletrônica, mecânica, física, entre outros. Os educandos são estimulados e desafiados a usar a criatividade para a criação de robôs com diferentes finalidades.
Metareciclagem
Na Metareciclagem estão os cursos de montagem e manutenção de computadores, onde componentes e materiais que não são aproveitados no Recondicionamento e na Robótica Livre são transformados em Arte.
A Metareciclagem também trabalha conceitos como o LTSP e soluções de reaproveitamento de computadores considerados obsoletos pela sociedade, numa perspectiva de aumentar a vida útil dos computadores e numa dimensão ecológica e de sustentabilidade do planeta.
Educandos do CMID presentes no FISL 9.0 |
Telecentro
O Telecentro é um espaço em que a comunidade pode fazer uso da Internet, acessar e-mails, realizar pesquisas e digitações de trabalhos dos estudantes da comunidade que não possui acesso a rede mundial em suas casas.
O CMID ainda oferce a comunidade local cursos de curta duração para capacitar os alunos na utilização de softwares livres utilizando Edubuntu, BrOffice, cursos de eletrônica básica, como edição de textos, planilhas e outros aplicativos utilizados normalmente em empresas e escritórios.
Essas iniciativas trazem uma perspectiva de inclusão para os moradores da Nova Santa Marta, fomentando a geração do conhecimento, além de visar o ingresso dos jovens envolvidos no mercado de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário